As verrugas plantares ou os chamados papilomas no pé são nódulos que aparecem na planta do pé ou nos calcanhares e são causados pelo papiloma vírus humano (HPV) que entra no organismo quando há cortes ou gretas. Este propaga-se através do contato físico; por esse motivo, crianças e adolescentes são os mais vulneráveis a contraí-lo, pois nas escolas é onde permanecem a maior parte do tempo, e nas pessoas que já os tiveram antes. Sendo um vírus, as verrugas são contagiosas e andar descalço em áreas comuns ou em piscinas, é outra forma de infeção. Se tem um bom sistema imunológico, terá a alegria de ter menos infeções do que uma pessoa com um sistema imunológico baixo. E nem todas as pessoas que entram em contato com o vírus sofrem de verrugas. Até pessoas da mesma família reagem de maneira diferente ao vírus.
Sintomas
– Dor ao levantar ou andar.
– Espessamento da pele sobre áreas aparentemente saudáveis, onde a verruga cresceu para dentro.
– Saída de pontos pretos, comumente chamados de “sementes de verruga”, mas que, na realidade, são pequenos vasos sanguíneos coagulados. Lembre-se de que os calos ou durezas não têm esses pontos; portanto, saberá como diferenciá-los das verrugas.
Prevenção
– Não toque neles, se o fizer, lave as mãos imediatamente.
– Não ande descalço.
– Use meias limpas.
– Desinfete os corta-unhas ou outros instrumentos para evitar infetar a pele ou unhas saudáveis.
Conclusões
Pode pegar o vírus do papiloma humano e, portanto, verrugas no pé …
1. Se andar descalço em áreas molhadas, como piscinas, chuveiros, saunas, vestiários, etc. Andar com chinelos ajudará a evitar a infeção.
2. Se usa sapatos fechados com frequência, os pés não podem respirar corretamente.
3. Se tem um sistema imunológico fraco.
4. Se tiver gretas ou feridas nos pés ou se suar demais.
5. Sejam crianças. O contágio é maior porque o seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.